Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

PARA REFLETIR....

O USO DE MULTIMÍDIA DIGITAL NO ENSINO, POR QUÊ? PARA QUÊ?


(Recorte do texto da autora Elenice Larroza Andersen - Multimídia Digital na Escola.)

Já é truísmo afirmar que uma educação de qualidade requer o uso de tecnologias da informação e da comunicação no processo de ensino-aprendizagem, como parte do que se convencionou chamar de inclusão digital. Entretanto, a legitimidade dos argumentos para esse uso na escola nem sempre é tão clara e convincente. A despeito de todo avanço tecnológico, ainda existem desconfiança e resistência quando se arrolam argumentos em defesa da tecnologia na sala de aula. essa resistência, muitas vezes, se deve, muitas vezes ao excesso de espetaculosidade em torno do tema, em oposição à realidade. Assim, uma reflexão mais crítica sobre tais argumentos, adequada à realidade, se faz necessária.

[...] Na sociedade contemporânea, percebemos um processo de inclusão baseado no acesso a e na compreensão da informação disponibilizada pelos meios de comunicação de massa e pela internet. Aqueles que ficam privados desse acesso, sobretudo os jovens, tendem a sofrer barreiras nas práticas sociais, que afetam sensivelmente suas vidas.
Assim, com o advento das tecnologias da informação e da comunicação, novos saberes e competências concorrem para que a inclusão social e o acesso à cultura seja uma realidade para todos. em se tratando especificamente da internet, presenciamos, atualmente, uma revolução nas práticas culturais que têm agravado as desigualdades entre aqueles que dominam e os que não dominam os recursos da rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário