"Recortes do texto: Inovação, mudança e Cultura Docente"
Isabel Maria Sabino de Farias
As inovações
educacionais somente se materializam quando vão ao encontro do desejo de
mudança da prática pedagógica pela comunidade escolar. As práticas
compartilhadas, colaborativas, como esteio para a construção de uma
profissionalidade que responda aos desafios formativos reclamados pelo mundo
digital do século XXI, e constitui-se hoje uma condição de sobrevivência da
profissão professor, em um contexto no qual o conhecimento é a principal forma
de trabalho e produção.
Mudar em educação,
principalmente no âmbito da sala de aula, requer uma mudança de atitude, uma
renovação do fazer pedagógico, uma ressignificação teórico-prática do modo como
os professores pensam e agem. Essa transformação não ocorre no vazio nem se
opera apenas no plano individual e muito menos através de ações fragmentadas.
As reflexões até aqui registradas permitem perceber que a ideia de mudança não
tem sentido único. Em outras palavras, significa dizer que nem sempre uma
mudança é para melhor.
PS. Nós, todos os envolvidos com o processo educacional, corroboramos com as palavras da autora, e somos cônscios de que a gestão da sala de aula é desafio real para o professor. Mas, sabemos também, que a sala de aula é o lugar onde todo o bom profissional se realiza.
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