Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de outubro de 2016

PARA REFLEXÃO!
Resultado de imagem para foto de sala de aula






"Recortes do texto: Inovação, mudança e Cultura Docente"
Isabel Maria Sabino de Farias

As inovações educacionais somente se materializam quando vão ao encontro do desejo de mudança da prática pedagógica pela comunidade escolar. As práticas compartilhadas, colaborativas, como esteio para a construção de uma profissionalidade que responda aos desafios formativos reclamados pelo mundo digital do século XXI, e constitui-se hoje uma condição de sobrevivência da profissão professor, em um contexto no qual o conhecimento é a principal forma de trabalho e produção.

Mudar em educação, principalmente no âmbito da sala de aula, requer uma mudança de atitude, uma renovação do fazer pedagógico, uma ressignificação teórico-prática do modo como os professores pensam e agem. Essa transformação não ocorre no vazio nem se opera apenas no plano individual e muito menos através de ações fragmentadas. As reflexões até aqui registradas permitem perceber que a ideia de mudança não tem sentido único. Em outras palavras, significa dizer que nem sempre uma mudança é para melhor.
PS. Nós, todos os envolvidos com o processo educacional, corroboramos com as palavras da autora, e somos cônscios de que a gestão da sala de aula é desafio real para o professor. Mas, sabemos também, que a sala de aula é o lugar onde todo o bom profissional se realiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário