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quinta-feira, 3 de novembro de 2016

AOS EDUCADORES, O BLOG SUGERE PARA OPÇÃO DE UMA BOA LEITURA...

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL

(Recorte de textos extraídos do livro Oficina de Escrita Criativa: Escrevendo em sala de aula e publicando na Web - Ed.vozes)  Autor: Solimar Silva


A rede mundial de computadores tem recebido um número cada vez mais crescente de usuários e, de igual maneira, aumenta também a oferta de cursos na modalidade a distância ou a inserção das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) em aulas presenciais.
Assim, cada vez mais cabe a discussão acerca dos conceitos de alfabetização e letramento digital, em contraposição aos termos alfabetização e letramento da cultura letrada, no sentido tradicional. Precisamos refletir acerca da inserção das tecnologias em nossa prática pedagógica, de modo a contribuir para uma formação reflexiva e crítica dos nossos alunos quanto ao uso das novas tecnologias da informação e comunicação. Afinal, não devemos utilizar os recursos das NTICs em nossas aulas apenas porque está na moda. É necessário que esse trabalho sirva aos objetivos pedagógicos que temos em mente ao prepararmos nossas aulas.

Embora ainda não haja um consenso sobre a compreensão do termo Ietramento em nossa sociedade do papel, a palavra já vem sendo muito utilizada na cibercultura (SOARES, 2002: 144). Na verdade, já se fala não apenas em um letramento, mas letramentos, no plural. Isto porque, mesmo pessoas consideradas letradas na escrita e no manuseio de textos impressos diversificados podem, por exemplo, apresentar um grau de letramento muito baixo ou mesmo uma não alfabetização para os contextos digitais.  
[...] No contexto do letramento digital, acrescentamos que ser letrado é poder interagir de maneira descrita pelos autores em ambientes digitais, isto é, realizando práticas de leitura e escrita que diferem das práticas tradicionais. É saber pesquisar, selecionar, utilizar as diversas ferramentas disponíveis para cumprir propósitos variados, é se relacionar com seus pares, aprender constantemente, construir, transformar, reconstruir, exercer autoria, compartilhar conhecimento etc., utilizando recursos da Web, quer para sua vida pessoal ou profissional.
[...] Dentre inúmeras ferramentas e aplicativos disponíveis, destacam-se os seguintes: Google Drive, blog da turma, You Tube, Glogster, SlideShare, Wallwisher, prezi e cração de e-books.
Entretanto, lembramos que elas constituem apenas sugestões. Os professores e os alunos podem escolher ferramentas com as quais estejam mais familiarizados ou mesmo que signifiquem desafio maior para seu projeto de publicação online.



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