INOVAÇÃO
PEDAGÓGICA : DESAFIOS PARA A ESCOLA DO SÉCULO XXI.
Muito se tem discutido sobre a educação
pública nos últimos anos. As transformações da sociedade no século XXI,
provocadas por diversas causas, dentre elas as novas tecnologias da informação
e das comunicações, têm colocado as escolas em questão: observa-se no contexto
escolar, um profundo hiato entre as formas de se ensinar, de se aprender e a
cultura digital do conhecimento. Persiste entre nós a escola analógica do
século XIX, com professores formados no modelo do século XX, atuando juntos a
estudantes do século XXI.
A inovação pedagógica
se desenvolve, preferencialmente, na sala de aula e nas práticas pedagógicas
dos professores, sendo eles os que a promovem. O público alvo é o estudante.
Sendo assim, o professor é o agente da inovação pedagógica.
Fatores
que facilitam a inovação pedagógica:
- A cultura
colaborativa;
- A
motivação, o desejo dos professores por mudar suas práticas;
- A
necessidade de se mudar;
- A atitude crítica da prática;
- A iniciativa, a criatividade;
- O planejamento;
- O contexto de inovação da escola;
- A formação dos professores;
- A disposição de recursos;
- Apoio pedagógico;
- O reconhecimento e a valorização do professor;
- A flexibilidade do pensamento docente.
Fatores
que dificultam a Inovação Pedagógica:
- A falta de
motivação para a mudança;
- A falta de
nexos entre o conteúdo da inovação e as necessidades dos professores;
- O
individualismo face à necessidade de colaboração;
- A falta de
apoio pedagógico;
- A falta de
planejamento;
- A falta de
acompanhamento;
- A falta de
objetivos, metas e metodologias claras;
- As crenças
dos professores sobre a inovação;
- A
resistência dos professores.
No âmbito do
referencial teórico que considera o professor como um profissional (Ramalho,
Nuñez e Gauthier, 2004), o bom professor é sempre um professor inovador de suas
práticas pedagógicas. Esses bons profissionais se caracterizam pela prática
sistemática da reflexão crítica da sua prática, como meio de renovação da
mesma. Para os autores, o professor como profissional se constitui no agente da
inovação pedagógica, a partir de sua insatisfação própria e dos estudantes, por
mudanças necessárias às novas demandas da educação do século XXI.
“Recortes do texto: A
Inovação Pedagógica Na Escola Do Século XXI
Prof. Dr. Isauro Beltran Núñez – UFRN
Profa. Dr. Betania Leite Ramalho- SEEC/UFRN
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