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terça-feira, 8 de novembro de 2016

INOVAÇÃO PEDAGÓGICA : DESAFIOS PARA A ESCOLA DO SÉCULO XXI.

Muito se tem discutido sobre a educação pública nos últimos anos. As transformações da sociedade no século XXI, provocadas por diversas causas, dentre elas as novas tecnologias da informação e das comunicações, têm colocado as escolas em questão: observa-se no contexto escolar, um profundo hiato entre as formas de se ensinar, de se aprender e a cultura digital do conhecimento. Persiste entre nós a escola analógica do século XIX, com professores formados no modelo do século XX, atuando juntos a estudantes do século XXI.
A inovação pedagógica se desenvolve, preferencialmente, na sala de aula e nas práticas pedagógicas dos professores, sendo eles os que a promovem. O público alvo é o estudante. Sendo assim, o professor é o agente da inovação pedagógica.
Fatores que facilitam a inovação pedagógica:
  • A cultura colaborativa;
  • A motivação, o desejo dos professores por mudar suas práticas;
  • A necessidade de se mudar;
  • A atitude crítica da prática; 
  • A iniciativa, a criatividade;
  • O planejamento;
  • O contexto de inovação da escola;
  • A formação dos professores;
  • A disposição de recursos;
  • Apoio pedagógico;
  • O reconhecimento e a valorização do professor;
  • A flexibilidade do pensamento docente.
Fatores que dificultam a Inovação Pedagógica:
  • A falta de motivação para a mudança;
  • A falta de nexos entre o conteúdo da inovação e as necessidades dos professores;
  • O individualismo face à necessidade de colaboração;
  • A falta de apoio pedagógico;
  • A falta de planejamento;
  • A falta de acompanhamento;
  • A falta de objetivos, metas e metodologias claras;
  • As crenças dos professores sobre a inovação;
  • A resistência dos professores.
No âmbito do referencial teórico que considera o professor como um profissional (Ramalho, Nuñez e Gauthier, 2004), o bom professor é sempre um professor inovador de suas práticas pedagógicas. Esses bons profissionais se caracterizam pela prática sistemática da reflexão crítica da sua prática, como meio de renovação da mesma. Para os autores, o professor como profissional se constitui no agente da inovação pedagógica, a partir de sua insatisfação própria e dos estudantes, por mudanças necessárias às novas demandas da educação do século XXI.


“Recortes do  texto: A  Inovação Pedagógica Na Escola Do Século XXI
Prof. Dr. Isauro Beltran Núñez – UFRN
Profa. Dr. Betania Leite Ramalho- SEEC/UFRN

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